segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas: Fotografando Passarelas


Quando fotografei a última edição do São Paulo Fashion Week, Inverno 2012, fui muito perguntado sobre como foi a experiência. Entre as dúvidas, várias pessoas queriam saber como é lidar, de verdade, com a pouca luz das passarelas, com a mistura do tungstênio e a luz natural nos backstages. Quem quiser se aventurar fotografando as próximas semanas de moda não pode deixar de ler as dicas abaixo!

PIT: Fotografar o São Paulo Fashion Week não é a coisa mais especial do mundo. Basta fazer o cadastro e esperar ser aprovado pela equipe que seleciona quem pode e quem não pode ter acesso às salas. No entanto, fotografar as passarelas é assunto exclusivo de quem representa algum órgão (revista, site de moda, etc.). Anexado ao crachá de imprensa, vai a ficha dá acesso ao PIT, ponto em frente à passarela, exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas. Para pegar um bom lugar, é preciso chegar cedo à fila, que começa, dependendo do desfile, até 1 hora antes da abertura dos portões. 


Equipamento: Nesses casos, infelizmente, o que dita a qualidade das fotografias é o equipamento. Uma lente com distância focal maior ou superior a 100mm é uma excelente escolha. Também leve flash (com um suavizador de luz, se possível), caso tenha interesse em fotografar backstages. Não se esqueça dos cartões de memória, pilhas e baterias extras. 

Fotometria: As passarelas têm duas prioridades: velocidade do obturador e abertura do diafragma. Para congelar o movimento das modelos é preciso, no mínimo de 1/100 de velocidade; e para ter nitidez nas roupas, não é aconselhável abrir muito o diafragma. Como é proibido utilizar flash, é preciso compensar a exposição aumentando o ISO. Minha fotometria escolhida foi: 1/160, f/5.6, ISO 500. Como fotografei tudo em RAW, o ruído não foi problema. Ajuste a câmera, antes do desfile, para o balanço de branco em tungstênio.

Não pare de clicar: No momento em que a primeira modelo pisar na passarela, comece a clicar. Só pare quando a última sair. Não perca nenhum look! Mesmo que você garanta a fotografia no primeiro clique, fotografe de novo. Também não perca muito tempo checando o LCD da câmera. Olhe uma vez e, se ficou bom, não olhe de novo. 

Organização: São vários desfiles e vários backstages por dia. Organize-se antes deles! Se não, você terá 400 fotos no fim do dia e não saberá o quê é o quê. Minha tática foi optar por vários cartões de memória, deixando um para cada desfile+backstage. Coloquei cada cartão de memória dentro de um saquinho com o nome da marca.

Seleção de fotos: Geralmente, 5 fotos por look garantem o clique. Entre as cinco, escolha uma em que o foco esteja correto e a modelo com os olhos abertos. Quem não fica exatamente em frente à passarela tem que tomar cuidado com, durante a seleção das imagens, escolher uma foto em que as pernas da modelo não estejam muito abertas.

Lightroom: Pela praticidade e rapidez, utilize o Lightroom. O software tem o recurso de, após editar uma imagem, sincronizar as configurações para todas as outras. Nesses casos, principalmente para quem trabalha em nome de algum nome importante, tempo é tudo!


FONTE: Henrique Resende - Fotografe uma Ideia! (http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=2071&Itemid=138)


Nenhum comentário:

Postar um comentário